Sobre nós

A JFS, foi fundada em 1972 pelo Sr. João Fernandes da Silva, que se autonomizou nessa data da empresa familiar “ Empreiteiros Casais “onde trabalhou e foi sócio durante 35 anos.
A João Fernandes da Silva, S.A. tem, ao longo dos anos, apresentado índices de crescimento elevados, constantes e equilibrados. O seu carácter familiar é um dos alicerces de uma forma de estar e cultura empresarial muito próprias, que está hoje perfeitamente difundida por todos os colaboradores e que, no futuro, pretendemos manter, por constituir uma indiscutível mais valia.
O desaparecimento, em 1992, do seu fundador e as mudanças operadas durante esses anos, no ambiente externo, nomeadamente no plano político e económico, a integração de Portugal no espaço comunitário e a implementação do mercado único Europeu, impulsionaram o processo de internacionalização no ano 1995 no âmbito da execução das obras na Alemanha. A crescente globalização da economia e a necessidade de adaptação aos novos tempos, impuseram a necessidade da transformação da empresa em sociedade anónima, dando-lhe a forma que o seu desenvolvimento impunha e a flexibilidade para continuar a crescer e a operar em mercado externos.
Os sucessivos aumentos de capital social e a crescente confiança em nós demonstrada

pelos principais parceiros, nomeadamente Clientes, Fornecedores e Sistema Financeiro, têm sido, também, factores com contributo decisivo para o engrandecimento da empresa. Em 2002 foi implementado a certificação do sistema da qualidade com base na Norma EN ISO 9001:2000. No ano de 2004 ocorreram várias mudanças na empresa, desenvolveu-se o parque estaleiro da empresa, com a área total de 56.000 m2, dos quais 30.000 são ocupados por um conjunto de 16 pavilhões. No mesmo ano deu-se inicio à exploração do mercado angolano e durante o ano 2006 cria-se uma sucursal em Angola.
Com a consolidação da empresa no mercado angolano, e com as dificuldades com que o sector se debate em Portugal, em 2009, aposta-se em outro mercado em expansão, Marrocos. Assim surge a JFS Maroc, cuja actividade se desenvolve a bom ritmo no sector das obras públicas. Mais recentemente, em 2010, entramos no mercado Moçambicano, prevendo o inicio de obras já em 2011. Iniciamos ainda uma parceria com uma empresa brasileira para estudo de mercado no sector imobiliário e de obras públicas.
Com a crise económica e financeira a instalar-se no mundo, houve necessidade de uma reformulação do grupo com o intuito de responder eficazmente, às constantes mudanças. É nesta linha que surge a SGPS.

A nossa missão, assente em valores sólidos, é cumprir de forma rigorosa, e competitiva, os diversos compromissos que assumimos, através de um acompanhamento personalizado e sustentado em relações sólidas e duradouras. Temos como missão principal a satisfação dos nossos clientes, através da prestação de serviços e consequente execução de empreitadas em datas aprazadas, subjacente aos mais elevados padrões de qualidade, garantidos na observância de todas as normas que regulam a actividade, em particular no que diz respeito à segurança e higiene no trabalho e à preservação do meio ambiente.

A prospecção do mercado externo é um importante foco juntamente com a criação de valor, sustentado pela permanente aprendizagem e formação das pessoas que connosco colaboram, pela aposta em novas tecnologias, aliada a um desenvolvimento sustentável com fortes preocupações de gestão ambiental e de qualidade.

Responsabilidade Social

Num mundo em rápida transformação é necessária uma constante adaptação, criando novas relações entre as instituições e o mercado, entre as empresas e a sociedade, aproximando os seus interesses e procurando atingir objetivos comuns.

Entendemos que uma empresa deve promover o bem-estar dos seus colaboradores, além de considerar sempre o impacto das suas ações no ambiente que a rodeia.

A forma ética e socialmente responsável como conduzimos a nossa atividade, juntamente com a experiência acumulada no sector da construção, consolidada pela dedicação e conhecimentos dos seus colaboradores motivados pelas boas práticas de gestão e condições laborais, permite-nos fornecer serviços de elevada qualidade, o que nos torna mais competitivos e garante a confiança dos nossos stakeholders.

Quanto às condições de trabalho, comprometemo-nos não só a cumprir com o exigido pela lei, mas também a apostar no desenvolvimento humano, proporcionando aos nossos colaboradores o contacto com novas experiências, permanente formação e apoio técnico nas diversas atividades desenvolvidas em obra, promovendo desse modo a melhoria contínua.

Como organização socialmente responsável, a João Fernandes da Silva, S.A. estabeleceu como pilares da sua atividade o respeito pelos direitos humanos, o investimento na valorização pessoal, a proteção do meio ambiente e o respeito pelos valores e princípios éticos da sociedade.

PESSOAS

A consciência social presente na cultura da João Fernandes da Silva, S.A. permite reconhecer as dificuldades de cada colaborador e leva a um contínuo empenho para que todos se mantenham ativos e motivados no desempenho de suas funções.

Com vista a proporcionar a melhor integração dos seus colaboradores, criando dessa forma elos duráveis e permitindo que estes consigam desenvolver o seu trabalho de forma eficiente e segura, visando também a sua progressão na carreira, a João Fernandes da Silva, S.A. disponibiliza ações de formação e incentiva a qualificação profissional, integrada nos programas governamentais em vigor.

O trabalho em equipa e a capacidade de comunicação entre chefias, quadros técnicos e colaboradores assume um papel preponderante na gestão da João Fernandes da Silva, S.A., procurando continuamente formas de aperfeiçoar os processos e canais que a envolvem.

PARCEIROS

Mais do que meros fornecedores, queremos ter parceiros que estejam integrados e empenhados na prossecução da nossa visão. É assim de extrema importância a seleção de parceiros alinhados com as nossas estratégias de atuação perante o mercado e a comunidade, cumprindo escrupulosamente com as normas estabelecidas pela João Fernandes da Silva, S.A., bem como com a legislação em vigor.

SOCIEDADE CIVIL E AMBIENTE

A João Fernandes da Silva, S.A. procura ativamente honrar os compromissos com a sociedade e comunidades onde opera, quer seja através do pagamento das prestações sociais e obrigações fiscais, quer no sentido de dinamizar a economia, gerando emprego, recorrendo a parceiros locais para as suas empreitadas, envolvendo desta forma a sociedade local.

Faz parte da nossa conduta manter um contacto próximo com as populações, especialmente as mais afectadas pelas empreitadas, a fim de diminuir o impacto destas na sua vida.

Para nós, é também uma importante preocupação a gestão adequada dos recursos naturais e a diminuição do impacto ambiental, através da redução do consumo de matéria-prima, de emissões poluentes e de produção de resíduos, dando o devido tratamento destes em locais especializados para o efeito.

Damos forma aos seus projectos

As obras registam a passagem dos homens pelo tempo. É essa marca indelével que procuramos registar e que queremos perene como resultado do esforço de anos de uma empresa, uma família que somos.

O Grupo JFS tem uma vasta experiência no sector da Construção Civil e Obras Públicas, com especial destaque na construção de edifícios e na execução de obras de engenharia civil, em particular edifícios residenciais, hospitalares, escolas, instalações desportivas, edifícios de escritórios, piscinas, fábricas, áreas de lazer, igrejas e Câmaras Municipais.
As obras que realizamos refletem a nossa capacidade e polivalência, das recuperações de monumentos nacionais, às grandes empreitadas construídas de raiz, todos os trabalhos são preparados, planeados e construídos por uma equipa de técnicos qualificados, que não tem dificuldades de encarar os desafios propostos.

Portfólio